quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cooperativa é tema de tese na ECA – USP

“Cooperativa Paulista de Teatro: a gestão da comunicação para compreender e integrar os sócios na essência do cooperativismo de trabalho” é o nome da tese defendida por Raquel Vilas Boas Pimentel do Amaral dentro do Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicação e Artes da USP, no dia 21 de junho, às 9h. Participaram da banca: a Professora Doutora Roseli Aparecida Fígaro Paulino, a Professora Doutora Maria Cristina C. Costa, e o Sr. Luiz Amorim, ex-presidente da Cooperativa.
Orientada pela Professora Doutora Roseli Fígaro, o projeto realizado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em nível de especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura, discute a Gestão de Comunicação dentro do processo da CPT, e sua integração entre cooperados, dirigentes e funcionários; ou seja, a partir da compreensão das relações entre CPT e associados, busca propor uma comunicação para melhorar essa parceria. “A Comunicação tem um grande papel de discutir, analisar e diagnosticar”,  coloca Raquel. A autora da tese e também jornalista e atriz do grupo Briluz de Teatro, explica que a razão da escolha da instituição para ser objeto de estudo é devida a dois fatores: o Teatro e o Cooperativismo que, para ela, possuem muito em comum. O primeiro por suas políticas, desenvolvimentos, caminhos e importância social; e o Cooperativismo por seus conceitos e valores.
Para compor o estudo, Raquel conversou com funcionários, entrevistou diretores, presidentes (atual e antigo), e grupos associados, além de ter participado das reuniões de integralização, para entender melhor o funcionamento da CPT. “A Cooperativa me deu todo o apoio e esteve presente dentro do processo. O trabalho não seria possível sem a ajuda dela”, agradece Raquel. A tese traz também histórico, o papel da entidade nas políticas públicas, e busca responder perguntas sobre o papel que a entidade exerce para cooperados e para a classe teatral.

0 comentários:

Postar um comentário